É uma nova iniciativa, criada e regulada pelo Banco Central, que permite a integração entre os sistemas de diferentes instituições financeiras e a autonomia no compartilhamento de dados.
Fechar
Também conhecido como Sistema Financeiro Aberto, o Open Finance é uma iniciativa – com as regras e tecnologias definidas e reguladas pelo Banco Central do Brasil – que permite a integração entre os sistemas de diferentes instituições financeiras.
Com isso, todas as Pessoas Físicas e Jurídicas terão fácil acesso a seus próprios dados e total autonomia para decidir com quem compartilhá-los. E podem conseguir ofertas de empréstimos com juros mais baixos, cartões com limites mais altos, renegociar dívidas com muito mais facilidade…
Atualmente, as organizações são responsáveis pelos seus dados financeiros. Dessa maneira, elas que decidem e escolhem com quem compartilham seus dados. Isso impede a sua liberdade em contratar serviços ou produtos mais atrativos, em diferentes instituições.
Com o Open Finance, a troca de informações é ágil e fica muito mais fácil para você ter sua conta em uma cooperativa e contratar crédito em outra, por exemplo.
No modelo atual | Com o Open Finance |
---|---|
As instituições têm posse dos seus dados e histórico financeiro. | Seus dados pertencem a você, seja qual for a sua instituição financeira. |
A instituição financeira decide se irá compartilhar os seus dados com as demais, mesmo que seja para seu interesse. | Você decide quais dados quer compartilhar e com qual instituição financeira. |
A ausência da troca de informações dificulta a contração de produtos e serviços de outras instituições financeiras. | Você escolhe e compartilha suas informações financeiras e tem acesso à contração de produtos e serviços em outras instituições financeiras, como crédito e cartões, por exemplo. |
Ao entendermos que os dados dos nossos cooperados são deles, e não de quem os armazena, cada um poderá dar aos seus dados a destinação que desejar e, a partir daí, um mundo de possibilidades se abre.
O Open Finance cria um ambiente em que esses dados, sempre a partir do consentimento de cada um, podem ser compartilhados com o maior nível de segurança existente no mundo.
Ou seja, quando você compartilha seus dados com a Cooperativa, poderemos desenvolver produtos e serviços cada vez mais personalizados e de acordo com o seu perfil.
As organizações devem oferecer, de maneira clara e objetiva, uma solução para que você possa visualizar e compartilhar seus dados com facilidade. Isso deverá ocorrer, principalmente, por meio dos aplicativos de cada instituição.
As empresas envolvidas também devem garantir a possibilidade de encerrar o compartilhamento a qualquer momento, quando for do seu interesse.
Outro grande benefício esperado pelo Banco Central do Brasil é o futuro desenvolvimento de melhores serviços financeiros. Isso porque, com a facilidade de adquirir simultaneamente as soluções de diferentes instituições, a competitividade entre elas proporciona a criação de soluções mais eficientes.
Além disso, compras on-line também poderão oferecer microcréditos de instituições das quais você ainda não é cooperado ou correntista como forma de pagamento. A instituição em questão poderá visualizar seu histórico financeiro e liberar o empréstimo em poucos minutos.
Acesse agora o Portal do Cidadão, site desenvolvido pelo Banco Central do Brasil.
Acesse informações de APIs que estão disponíveis para desenvolvedores de empresas parceiras do Sistema Ailos.
É uma nova iniciativa, criada e regulada pelo Banco Central, que permite a integração entre os sistemas de diferentes instituições financeiras e a autonomia no compartilhamento de dados.
Para o cooperado que não autorizar o compartilhamento de seus dados com outras instituições, nada mudará. Para aqueles que autorizarem, poderão se beneficiar de produtos e serviços mais personalizados do que é possível atualmente, proporcionando melhor utilização do seu dinheiro e maior conveniência.
Com a implementação, todas as Pessoas Físicas e Jurídicas poderão compartilhar seus dados cadastrais, transações em conta, informações sobre cartões e operações de crédito com as instituições financeiras de seu interesse.